Ecologia, conservação e densidade populacional do boto-da-tainha (Tursiops truncantus) na região de Laguna, SC.
Data/Período: início agosto de 2007 a julho de 2009
Principais Resultados: Este projeto incide sobre a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, IBAMA-SC. Seu objetivo central é fornecer subsídios técnicos para a implementação de medidas de conservação desta espécie, através da caracterização da ecologia, densidade populacional, relação com a pesca artesanal, avaliação do conhecimento etnológico dos pescadores artesanais da região, mapeamento das áreas de pesca e identificação de conflitos de uso da pesca artesanal com a população de Tursiops truncatus ocorrente na unidade de conservação.
Parcerias: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Universidade Federal de Santa Catarina e IBAMA.
Monitoramento do golfinho Sotalia fluviatis na baía Norte.
Data/Período: início fevereiro de 2006 a fevereiro de 2007
Principais Resultados: Este projeto incide sobre áreas da REBIO Arvoredo, APA do Anhatomirim e em área do entorno destas unidades e da ESEC Carijós. Seu objetivo central é fornecer subsídios técnicos para a implementação de medidas de conservação desta espécie, através da caracterização da pesca artesanal, avaliação do conhecimento etnoelógico dos pescadores artesanais da região, mapeamento das áreas de pesca e identificação de conflitos de uso da pesca artesanal com a população de Sotalia fluviatilis ocorrente e as unidades de conservação relacionadas.
Parcerias: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Universidade Federal de Santa Catarina e IBAMA.
Programa de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do rio Ratones.
Data/Período: maio de 2006 a abril de 2009
Principais Resultados: Continuidade de todas as atividades de Educação Ambiental e Mobilização Comunitária da bacia hidrográfica do Rio Ratones com a ampliação do número de escolas, alunos, professores e comunitários envolvidos. Destacam-se: atendimento ao público na sede da unidade, que já recebeu cerca de 4.500 estudantes do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior de instituições públicas e privadas; Projeto “Olho Mágico” que desenvolve atividades de percepção ambiental durante o ano letivo com 6 turmas de 3ª e 4ª séries; Programa de Mobilização Comunitária, que é desenvolvido desde 2001, tendo desde 2005, a participação direta no Fórum Permanente das Associações Comunitárias da Bacia do Rio Ratones, colaborando para a realização de importantes seminários que abordam a problemática ambiental como planejamento urbano e saneamento básico.
Parcerias: IBAMA, Fórum Permanente das Associações Comunitárias da Bacia do Rio Ratones, Secretaria Municipal de Educação (E.B.M. Mâncio Costa, Escola Desdobrada Marcolino José de Lima, Escola Básica Municipal de Jurerê e Escola Básica Municipal da Praia do Forte), Fundação Franklin Cascaes e Ministério Público Federal.
Projeto de Educação Ambiental para a Bacia Hidrográfica do Saco Grande.
Data/Período: outubro de 2004 a janeiro de 2008
Principais Resultados: Curso de Capacitação em Educação Ambiental para professores e alunos da rede pública de ensino, das comunidades de João Paulo, Monte Verde e Saco Grande, desenvolvido desde 2005, e concluído em dezembro de 2006. Tem sua continuidade em 2007, através do desenvolvimento dos projetos elaborados durante os encontros de capacitação; Grupo Criaventura, está sendo desenvolvido desde 2005 com um grupo de 30 crianças e adolescentes da região do bairro Saco Grande, onde são realizadas atividades de arte-educação, através de oficinas de maracatu, artesanato e dança, além de palestras, vídeos e saídas de campo sobre temas relacionados à educação e cidadania infanto-juvenil; Mobilização comunitária e apoio à criação e coordenação do Fórum Social do Saco Grande, o qual integra a maioria das associações comunitárias e afins da região, através de reuniões semanais, encaminhamento de ações visando a melhoria da qualidade de vida da população e a participação na elaboração do Plano Diretor Participativo de Florianópolis.
Parcerias: Fórum Social do Saco Grande e Subnúcleo da Bacia Hidrográfica do Saco Grande (Plano Diretor Participativo), Conselho de Moradores do Saco Grande (COMOSG), Associação Cultural Arrasta Ilha, Secretaria Municipal de Educação, Gerência de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado (GEECT), Ministério Público Federal e IBAMA.
Implementação do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Carijós
Data/Período: março de 2006 a fevereiro de 2009
Principais Resultados: Este projeto possuía seis objetivos específicos, 14 metas e 54 atividades que abarcam todas as atividades do Instituto Carijós na ESEC Carijós, tratando também de atividades de aproximação da gestão com a REBIO do Arvoredo, APA do Anhatomirim e RESEX do Pirajubaé.
Parceria: Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, Subprograma
PROJETOS DEMONSTRATIVOS – PDA (Componentes Ações de Conservação da Mata Atlântica, do Ministério do Meio Ambiente); Banco Alemão - KFW; GTZ, Fórum Permanente das Associações Comunitárias da Bacia do Rio Ratones e Associação de Pescadores do rio Ratones.
Elaboração e Proposta de definição da Zona de Amortecimento da ESEC Carijós.
Data/Período: setembro a dezembro de 2005
Principais Resultados: Mapeamento do uso do solo e vegetação e da legislação ambiental incidente nas microbacias hidrográficas do entorno da ESEC Carijós (Saco Grande, Ratones, Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, Sambaqui, Ponta Grossa, Jurerê e parte de Ingleses, Lagoa da Conceição e Itacorubi); Proposta de Zoneamento Ambiental da área de estudo; proposta de portaria de criação e de um Manual de Gestão da Zona de amortecimento.
Parcerias: ESEC Carijós e DIREC – IBAMA, Grupo Habitasul e Conselho Consultivo da ESEC Carijós.
Laboratório de Análise de Água da Estação Ecológica de Carijós.
Data/Período: julho de 2005 a dezembro de 2006
Resultados: Implementação e coordenação das atividades de monitoramento da qualidade das águas das Bacias Hidrográficas do rio Ratones e do Saco Grande, de forma a subsidiar o aumento do conhecimento dos processos ambientais ocorrentes nesta unidade de conservação, contribuindo ainda com a tomada de decisão pelo IBAMA, frente as questões ambientais de sua jurisdição.
Parcerias: Universidade Federal de Santa Catarina, CNPQ, Ministério Público Federal e IBAMA.
Programa de Educação Ambiental da ESEC Carijós.
Data/Período: março de 2004 a maio de 2005
Principais Resultados: Execução do Projeto de Percepção Ambiental na Escola Básica Municipal Dr. Paulo Fontes no Bairro Santo Antônio de Lisboa e na Escola Luiz Cândido da Luz, no bairro Vargem do Bom Jesus; atendimento de mais 1000 alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, tanto de instituições públicas quanto privadas ministrando palestras e realizando saídas de campo na ESEC Carijós; participação de inúmeras reuniões de planejamento da Associação de Moradores de Ratones e deu continuidade ao Programa Amigos-mirins de Carijós, realizando inúmeras atividades de educação e saídas de campo.
Parcerias: Associação Beneficente dos Moradores de Ratones – AMORA, Grupo Habitasul e IBAMA.
Programa de Educação Ambiental da ESEC Carijós.
Data/Período: março de 2004 a maio de 2005
Principais Resultados: Execução do Projeto de Percepção Ambiental na Escola Básica Municipal Mâncio Costa e Escola Desdobrada Marcolino José de Lima, nos bairros Ratones e Barra de Sambaqui; atendimento ao público ministrando palestras e realizando saídas de campo na ESEC Carijós; mobilização comunitária.
Parcerias: IBAMA, Associação Beneficente dos Moradores de Ratones, Fórum das Associações de Moradores da bacia hidrográfica do rio Ratones, Associação de Pescadores do rio Ratones e Conselho Comunitário da Barra de Sambaqui Escola Básica Municipal Mâncio Costa, Escola Desdobrada Marcolino José de Lima e Grupo Habitasul.
Programa de Educação Ambiental da ESEC Carijós.
Data/Período: janeiro a dezembro de 2002
Principais Resultados: Programa Amigos-mirins de Carijós com mais de sessenta alunos de uma escola pública do entorno da Unidade; Desenvolvimento do Projeto Percepção Ambiental com duas turmas de 3ª série de uma escola pública do entorno da ESEC Carijós; produziu-se o primeiro número do jornal Ô Vizinho, destinado às comunidades do entorno e o lançamento da home-page da Unidade.
Parcerias: IBAMA e Ministério do Meio Ambiente/ Diretoria de Áreas Protegidas.
Apoio à criação e implantação do Conselho Consultivo da ESEC Carijós.
Data/Período: 2° semestre de 2002
Principais Resultados: Conselho criado em funcionamento, formado por 23 instituições relacionadas.
Parcerias: IBAMA.
Plano de Desenvolvimento Sustentável do Entorno da Estação Ecológica de Carijós.
Data/Período: janeiro a julho de 2002
Principais Resultados: Execução de oito diagnósticos específicos, sendo: Vegetação; Uso do solo e seus principais impactos; Fauna; Caracterização Sócio Econômica; Aqüicultura no Entorno da ESEC Carijós; Artesanato no Entorno da ESEC Carijós; Patrimônio Históricocultural e Arquitetônico como atrativos turísticos; Patrimônio Natural com atrativos turísticos e Situação Fundiária. Estes diagnósticos subsidiaram a elaboração participativa de sete projetos temáticos, sendo: Certificação de atividades Ambientalmente Sustentáveis; Fórum Permanente de Discussão dos Problemas Sócio ambientais; Fortalecimento da Agricultura Orgânica; Artesanato e Resgate Cultural; Desenvolvimento do Turismo Sustentável; Pesca Artesanal e Divulgação.
Parcerias: IBAMA, Universidade do Sul Catarinense – UNISUL; Associação de Pescadores do Rio Ratones; Associação de Agricultores Orgânicos de Ratones e Associação de Moradores de Sambaqui, Ministério do Meio Ambiente – Fundo Nacional do Meio Ambiente.
Plano de Manejo da Estação Ecológica de Carijós.
Data/Período: março de 2001 a fevereiro de 2003
Principais Resultados: Elaboração do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Carijós, aprovado e publicado em portaria do IBAMA em setembro de 2003, contemplando todos os programas de manejo previstos pela DIREC-IBAMA/DF, com a descrição técnica e orçamentária detalhada para cinco anos de atividades para implementação da unidade. As atividades foram planejadas de forma participativa com o IBAMA e a comunidade do entorno.
Parcerias: IBAMA.
Parcerias na execução do Projeto “Conhecimento e Gerenciamento da Microbacia do Rio Ratones e seu Manguezal” desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) através do Núcleo de Estudos do Mar (NEMAR).
Data/Período: 2000
Principais Resultados: Desenvolvimento de atividades de capacitação de professores e líderes comunitários para o monitoramento da qualidade dos rios da bacia hidrográfica do Rio Ratones.
Parcerias: IBAMA e Universidade Federal de Santa Catarina.
Programa de Orientação e Educação Ambiental da Estação Ecológica de Carijós.
Data/Período: janeiro a outubro de 2001
Principais Resultados: Projeto de Monitoramento Ambiental Voluntário desenvolvido com 5 escolas e 3 organizações comunitárias; realização do Diagnóstico Rápido Participativo do Entorno da ESEC Carijós com as comunidades; atendimento ao público através de palestras e saídas de campo com escolas e universidades e início do Programa Amigos mirins de Carijós.
Parcerias: IBAMA, UFSC e Escola Básica Municipal Mãncio Costa.
Plano de Consolidação da Estação Ecológica de Carijós.
Data/Período: março a junho de 2000
Principais Resultados: Divulgação da UC e compromisso simbólico de doação de instituição privada para financiamento de pessoal para elaboração do Plano de Manejo.
Parcerias: IBAMA e Grupo Habitasul.
Campanha Pró-Implantação da Estação Ecológica de Carijós
Data/Período: julho de 1999
Principais Resultados: Divulgação da UC e compromisso simbólico de doação de instituição privada para financiamento de pessoal para elaboração do Plano de Manejo.
Parcerias: IBAMA e grupo Habitasul.